Publication
Open Access

Financiando o negócio de Pernambuco : produção colonial, comércio ultramarino e a economia do transporte no Atlântico português (século XVIII)

Loading...
Thumbnail Image
Files
Acesse-aqui-o-Sumario-Prefacio-Introducao.pdf (807.35 KB)
Full-text in Open Access: Introduction chapter
License
Full-text via DOI
ISSN
Issue Date
Type of Publication
Keyword(s)
LC Subject Heading
Other Topic(s)
EUI Research Cluster(s)
Initial version
Published version
Preceding version
Published version part
Earlier different version
Initial format
Citation
São Paulo : Editora Hucitec, 2021
Cite
SOUZA MELO, Felipe, Financiando o negócio de Pernambuco : produção colonial, comércio ultramarino e a economia do transporte no Atlântico português (século XVIII), São Paulo : Editora Hucitec, 2021 - https://hdl.handle.net/1814/72758
Abstract
Como era organizada a produção colonial, o comércio de gêneros tropicais e o transporte ultramarino no século XVIII? Como e de que forma ocorriam os financiamentos na produção açucareira? Quem eram os comerciantes, credores, comissários e proprietários de embarcações que faziam as trocas entre Pernambuco e Portugal? Como eles faziam as trocas? Como os mercadores atuavam dentro do comércio de monopólio e como operavam no mercado livre? Quanta riqueza eles transportaram? Quais eram as formas mais comuns de organização comercial? E como ocorria a relação entre esses atores, suas estratégias e conflitos? O livro procura explorar essas e outras questões com novas fontes e dados, fornecendo ao leitor um panorama de diversos aspectos da economia de Pernambuco durante o século XVIII.
Table of Contents
Sample chapter (introduction) available in Fulltext Open Access --- -- Introdução --- Primeira parte – Pernambuco depois dos holandeses: produção e exportação no século XVIII --- Capítulo 1 – Estrutura produtiva do complexo açucareiro em Pernambuco --- Capítulo 2 – Capitais monopolistas, a proteção do mercado e o começo da recuperação econômica de Pernambuco na segunda metade do século XVIII --- Capítulo 3 – Depois do monopólio: as exportações de Pernambuco até1807 --- Segunda parte – Entre o monopólio e o comércio livre: regulações e risco mercantil no Atlântico --- Capítulo 4 – Lidando com o preço do açúcar: as negociações com produtores, a intervenção do Estado português e os custos de deslocamento --- Capítulo 5– O comércio particular dentro do monopólio --- Capítulo 6 – As formas mercantis no comércio livre (I): agentes fixos, agentes itinerantes e os contratos de risco --- Capítulo 7 – As formas mercantis no comércio livre (II): as sociedades mercantis --- Terceira parte – Carregando as riquezas: o funcionamento do transporte ultramarino no século XVIII --- Capítulo 8 – As frotas comboiadas na primeira metade do século XVIII --- Capítulo 9 – A transição para o transporte monopolista, o fim das frotas e os fretes regulados --- Capítulo 10 – A operacionalidade do transporte ultramarino depois do monopólio --- Capítulo 11 – Os protagonistas do transporte: hierarquias, trajetórias e conexões mercantis --- Considerações finais
Additional Information
Winning dissertation of the 2nd edition of the Dissertation and Thesis Award promoted by the Brazilian Association of Researchers in Economic History (ABPHE), in 2018, in the “Dissertation” category.
External Links
Version
Published version of the author's master's dissertation defended at the University of São Paulo in 2017.
Research Projects
Sponsorship and Funder Information
Fapesp and Associação brasileira de pesquisadores em história econômica.
Collections